WEBGIS 

  É uma ferramenta poderosa de planejamento e gestão do(s) território(s) que possibilita a concentração, produção e disponibilização das informações geográficas de forma sistematizada e padronizada. Permite uma visão integrada e em “tempo real” de informações no território. Constitui-se em um conjunto de informações e indicadores das mais diversas naturezas disponibilizados através de Web Maps, aplicativos e painéis de comando (dashboards), que são as interfaces gráficas dinâmicas para disponibilização e compartilhamento dos dados. Não apenas dados geográficos são integrados, mas, também, dados tabulares, documentos, figuras etc., vinculados sempre a uma representação espacial de um objeto geográfico. Um WebGIS torna-se um repositório dinâmico das produções de informações geográficas, em qualquer escala. Uma quantidade enorme de informações geográficas pode ser incorporada em um servidor de dados geográficos. As informações podem ser disponibilizadas através de restrições de acesso a informações não públicas.

Etapas do desenvolvimento

  O WebGIS pode ser organizado em etapas para melhor gerenciamento e controle de alterações (quando necessárias) seguindo o modelo de desenvolvimento denominado Prototipação, onde cada etapa ou funcionalidade que é desenvolvida, é disponibilizada para avaliação / homologação do cliente.
 
Etapas e descrição:

 -Criação do Modelo Conceitual: Desenvolvimento do modelo conceitual usando como base o padrão OMT-G.
 
-Desenvolvimento do Esquema Lógico do Banco de Dados: desenvolvimento do esquema lógico a partir do modelo conceitual homologado pelo cliente.

 -Implementação Física: Criação do banco de dados.
 
-Desenvolvimento WEB e MOBILE: Desenvolvimento da aplicação. Este desenvolvimento é subdivido em etapas de acordo com os requisitos e o plano de trabalho.
 
-Testes: Aplicação de testes de funcionalidade, de carga e de estresse na aplicação.
 
-Homologação: Homologação do Produto com o Cliente.

  A seguir, quadro que lista as ferramentas, programas e linguagens utilizadas para o desenvolvimento do WebGIS.
 
Etapas e ferramentas:

-Criação do Modelo Conceitual: OMT-G designer http://www.aqui.io/omtg/
 
-Desenvolvimento do Esquema Lógico do Banco de Dados: DBDesigner Fork.
 
-Implementação Física: PostgreSQL 11 ou superior – Postgis 2.2 ou superior.

-Desenvolvimento WEB: PHP 5.4 ou superior, ZendFramework 1, Javascript, Jquery, Openlayers, Bootstrap CSS.
 
-Desenvolvimento Mobile: Android ou Kotlin, Mongo DB.








Share by: